[óculos]

Miopia é o nome dado ao erro de refração da luz no olho, o que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objectos próximos com nitidez, mas os objectos distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, como uma bola de beisebol. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovalada, como uma bola de futebol americano. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado. O astigmatismo é corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão de várias maneiras, incluindo óculos, lentes de contato, cirurgia a laser e ceratotomia astigmática.


como eu via… (tá, não era uma coisa tão drástica!)


…como eu vejo.

há umas duas semanas estou usando óculos.

eu já sabia que precisava usar faz um tempo, mas sempre enrolava, deixava pra depois… sabe como é.

apesar de ser um grau baixo (0,5), as diferenças são bem significativas. as principais mudanças estão na minha cara enquanto leio o quadro durante a aula e em quão simples e agradável ficou ler as legendas dos filmes.

como todas as pessoas que começam a usar óculos, algumas curiosidades acontecem. a primeira que aconteceu comigo foi durante a aula.

[prólogo]

houve um tempo em que eu trabalhei na delegacia. é um lugar onde todo tipo de gente pode ser encontrada. psicóticos, burros, prepotentes, caipiras, legais, inteligentes, camaradas e bregas. no mesmo departamento que eu, havia uma garota que me fazia pensar “sua brega!” várias vezes durante o dia. ela falava alto, comia os “esses”, era invocadinha (achava que todo mundo devia obdecê-la), tinha chiliques, namorava um máico (apesar de eu ainda achar que o nome do sujeito era maicon) e tinha um gosto duvidoso para música, cinema e vestuário… mas confesso que, mesmo com todas as evidências, não tinha certeza se ela realmente o era. pensei que talvez fosse implicância minha. guardei a opinião comigo.

[fim do prólogo]

eis que, um ano depois, volto a encontrá-la na sala de aula. no primeiro dia o cumprimento foi inevitável, mas nos dias seguintes consegui evitar a hipocrisia e não tivemos mais nenhum tipo de contato.

como geralmente ocupo carteiras do fundo, posso observá-la sem que ela perceba. e ali fico averiguando suas característica, adquirindo subsídios para o veredicto.

no mesmo dia que usei os óculos pela primeira vez durante a aula, olho para ela e, numa risada histérica e provavelmente sem motivo, vejo uma coisa brilhar no dente dela. primeiro, otimista que sou, pensei que era reflexo da luz nas minhas lentes. não tardou até que ela abrisse a boca pela segunda vez para que eu pudesse constatar: era um maldito piercing dental!


foto ruim, mas tente achar uma foto boa num site de odontologia!

diga: existe coisa mais brega?!

então, aliviado, pude encerrar minha investigação e sorrir. sem piercing.

(não reviso textos.)

Anúncios

5 Respostas para “[óculos]

  1. bom eu sofro de Astigmatismo e miopia mais nao gosto muito de usar oculos ,vou optar pela sirugia ou lentes..

  2. bom dia tudo bom?
    Tenho astigmatismo , 7 graus e meio em lado e 5 graus em outro , qaul tipo de óculos seria correto usar , ou lente , podem mi indicar algum lugar?Obrigado
    Robert de Souza

  3. podia explicar melhor??

  4. é chato ter miopiua????????

  5. Se desejam saber corretamente sobre a visão procure um optometrista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s