[contagem regressiva]

faltam alguns meses para que meu curso finalmente chegue ao fim. hoje fiz os últimos relatórios do semestre. não que eu realmente tenha feito todos, mas são os últimos que conseguirei fazer até agosto.

estes relatórios consistem em resumos de audiências que tenho que assistir. é como uma gincana: no começo do semestre o coordenador do estágio passa uma lista especificando que tipo de audiências teremos que assistir, e então saímos correndo! (pfff…)

pois bem, essa breve introdução só serviu para o seguinte:

1- dizer que os velhinhos não são mais como antigamente. das quatro audiências criminais que assisti, duas tinham um ancião como réu. o primeiro era “chefe do tráfico na garcia”, o segundo aplicava golpes contra aposentados, disfarçado de fiscal do INSS. é velhinho passando a perna em velhinho.

2- como muitos sabem, nenhum acusado pode participar de uma audiência sem ter um advogado de defesa. pois parece que muitos nem se preocupam em arranjá-lo. simplesmente aparecem lá, e então o pessoal do gabinete sai pelo fórum procurando um advogado pra “defender” o cara. é só para aquele ato. o advogado só vai lá e cuida para que o réu não sofra “abusos de autoridade”. então ele fica lá, sentado por uns 30 minutos. raramente abre a boca. no final, quando a defesa tem a palavra, o juiz fala: a apalavra está com a defesa”, no que eles respondem “sem perguntas, excelência.”

(eu disse 30 minutos? calma, vou ajustar pra 20.) então, ao final deste período muito complexo para o profissional, o juiz decreta o pagamento de 2,5 URH. Pesquisando, descobri que trata-se da Unidade Referencial de Honorários, a qual vale R$ 42,22 cada. além disso, descobri a tabela de valores mínimos a serem cobrados.

o mais caro é separação litigiosa com bens, conversão de separação em divórcio e divórcio direto – VM: (valor mínimo) 126 URH (pensa rápido R$ 5.319,72).

paga na saída.

(sem revisão)

Anúncios

Uma resposta para “[contagem regressiva]

  1. Escolhesse bem. Ad hoc ipso facto a posteriori sui generis data venia, camarada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s